Qualificação em áreas como Logística, Metrologia/Controle de Qualidade, Desenho Técnico Mecânico, Assistente Administrativo, Informática, Telemarketing, Telefonia, Matemática e até Inglês estão aproximando os trabalhadores cajamarenses das vagas existentes nas empresas instaladas no município.
A partir deste mês, a Prefeitura oferece nova programação de cursos gratuitos, beneficiando um total de 1.600 pessoas. A formação e o encaminhamento dos profissionais para mercado, por intermédio da Diretoria de Relações do Trabalho e Emprego, fazem parte dos investimentos da administração do prefeito Daniel Fonseca no cidadão.
Durante a aula inaugural, no sábado, dia 6, no Ginásio de Esportes do Polvilho, os alunos foram recebidos pelo prefeito Daniel Fonseca, que estava acompanhado do diretor de Emprego, José Roberto Negrão, e do representante do Governo Estadual, Jocely Teixeira Júnior.
“No ano passado, 2 mil moradores foram empregados nas empresas do município e 1 mil pessoas foram capacitadas. Até março, já alcançamos quase 1 mil empregos gerados em 2010. Para atender as demandas do mercado, vamos oferecer novos cursos com aulas também em Jordanésia e Cajamar-Centro”, revelou José Roberto.
Surpreso com a quantidade de pessoas inscritas, Jocely elogiou a iniciativa de Cajamar. “Este é o maior programa de qualificação do Estado oferecido por um município e parabenizo o prefeito Daniel por esta atitude”, afirmou.
O prefeito destacou a informação que, em 2009, Cajamar foi a 3ª cidade do Estado que mais gerou emprego para o seu povo. “Iniciamos estes novos cursos para que bem qualificados e treinados vocês tenham condições de disputar vagas nas empresas. A vitória de cada um de vocês no emprego novo significará mais uma obra entregue”, ressaltou o prefeito Daniel.
Otimismo
Os alunos se mostravam bastante otimistas. “É um programa fantástico, com qualificação nos sentimos psicologicamente e intelectualmente mais seguros para buscar um emprego. A prefeitura está de parabéns”, afirmou Rosilene da Silva, moradora de Jordanésia, que se inscreveu para os cursos de Informática, Assistente Administrativo e Inglês.
Clayton Cardoso Batista, que participa das capacitações em Logística e em Informática, também aprovou a iniciativa. “O município estava precisando destes cursos e o mais importante é que não teremos nenhum gasto”.
A Diretoria de Trabalho continua recebendo inscrições para o programa de qualificação profissional. Os interessados devem entrar em contato, pessoalmente, na avenida Tenente Marques, 55, no Polvilho. Informações pelo telefone 4448-5770 ramal 202.